terça-feira, janeiro 02, 2007

O verdadeiro activo dos Clubes...

... traduz-se na sua adesão popular, ou seja, sócios e adeptos. Sendo difícil medir o número de adeptos, vamo-nos centrar nos sócios.

Comparando o número de sócios dos principais Clubes portugueses (exceptuando os 3 grandes), podemos tirar algumas conclusões interessantes. O 4º Clube em Portugal com mais sócios é o Belenenses (24.500), seguido muito de perto por Vitória de Guimarães (24.301), Boavista (23.000) e Braga (22.700). O Beira-Mar situa-se num patamar bastante inferior (8.962), apesar de estar à frente de 6 Clubes da primeira liga.


As categorias mais frequentes de sócios são divididos por: tipo de bancada, sexo, idade ou ainda nos Clubes de maior dimensão pelo local de residência. Adicionalmente são concedidos alguns benefícios extra como descontos em lojas aderentes, ou serviços do Clube.

O Leiria é o único Clube onde sócios não pagam bilhete para assistir aos jogos, enquanto que Setúbal e Nacional têm entradas gratuitas para menores.

Centrando-nos no Beira-Mar, e mesmo sabendo-se que o número apontado não significa que sejam sócios com a quota em dia, podemos concluir que há muito trabalho por fazer. Ser sócio não se explica por qualquer vantagem económica directa, mas sim por uma identificação com o Clube. Pergunto-me se um atleta da formação tem algum tipo de incentivo em se fazer associado do Clube. A resposta é negativa. O Beira-Mar tem na formação não só uma forma de poder criar uma mais-valia futura desportiva (estas ainda por cima são raras), mas acima de tudo em poder cativar jovens que serão os adeptos de amanhã, do Futebol, Basquetebol, Futsal, Natação e por aí fora. Que fique claro que isto não é somente um crítica à actual direcção, uma vez que nas anteriores nada foi feito neste sentido. Trata-se no entanto de uma questão fundamental, onde a actividade do Clube deverá estar voltada. São os adeptos que desde pequenos aprendem a sentir o Beira-Mar, que amanhã serão um activo garantido, quer a bola entre ou não...

5 comentários:

Anónimo disse...

Era bom era que o BeiraMar tivesse estes 9000 sócios. Esta direcção desperdiçou já metade deste activo. já são menos de 4000!
Ruy

Anónimo disse...

Espero que esses dados que vinham no jornal "o jogo" sirvam para mostrar aos beiramarenses que o preço dos bilhetes nao pode ser desculpa para não s ir assistir aos jogos poix são dos mais baratos da liga paar socios dos respectivos socios. Esses dados servem tambem para mostrar à direcção que tem de procurar novas estrategias para levar os adeptos ao estadio.

Anónimo disse...

Bom trabalho. Prefiro esta discussão aos reforços bombásticos ou não bombásticos. O clube tem 85 anos de história, e até por isso se pode ver que a relação com a região tem sido muitas vezes preterida. É fundamental que o clube trabalhe mais neste sentido, ou vamos ficar condenados a jogar para meia duzia de gatos pingados.

Anónimo disse...

Bamos para o campo velho ou não?! Ou é só bluff? Bora lá BM.
Tó KimTeles

Anónimo disse...

Totalmente de acordo com o teu post, caro Francisco.

Parece-me é que a actual direcção do Beira-Mar já demonstrou a sua incapacidade para inverter a debandada dos sócios e adeptos. Pior, ainda, é que não vejo o Beira-Mar a afirmar um discurso diferente no contexto do futebol nacional que necessita de uma regeneração geral.

Nem a redução do número de clubes trouxe mais gente aos estádios, aliás, como acho que seria mais que previsível.

Acredita que me custa ser tão crítico em relação aos actuais dirigentes do Beira-Mar, até porque são pessoas que estimo. No entanto, os factos e a inércia saltam à vista.

O estrangulamento financeiro do Clube no último ano e meio condiciona tudo. Neste momento, as prioridades dos nossos dirigentes não passam pelo investimento nos sócios e adeptos. O objectivo passa por obter receitas rápidas.

O desespero retira discernimento e cega ainda mais quem pouca ou nenhuma visão estratégica possui.

É com muitos lamentos que prevejo uma redução ainda mais acentudada das assistências pagas no EMA e do número de sócios pagantes num futuro próximo.

Um abraço.