sexta-feira, janeiro 26, 2007

Esclarecimento?

Na minha opinião as recentes entrevistas do presidente do Beira-Mar estão longe de ser felizes. A desvalorização do papel dos sócios ("o que é que representam os sócios?") na vida do Clube é absolutamente inaceitável, e não é de agora que o digo. Mas há coisas que são ditas, e acredito que sejam verdade. Nomeadamente a situação de rotura financeira em que o Clube se encontrava. Durante muitos anos foi vendida a ideia do Beira-Mar dar "lucro". O Beira-Mar esteve sim, com a sua situação financeira controlada, conseguindo ter um fluxo de tesouraria que lá iam dando para pagar as continhas ao final do mês. Não é óptimo, mas sempre é melhor do que temos agora, e nisso mérito seja dado ao Eng.º Mano Nunes.

Entendo no entanto que há "esclarecimentos" que são feitos, que em bom rigor fogem à verdade. Quem lê o que está aqui escrito deve pensar que foi deixada uma fortuna para a actual direcção gerir. Acontece que grande parte destes contratos diziam respeito à época em que o Beira-Mar desceu de divisão, ou seja, proveitos que já tinham sido utilizados pela anterior direcção. "Deixamos um contrato anual de TV de 1.500.000,00€"?? Mas alguém se acredita que na segunda divisão o Beira-Mar tenha usufruido deste tipo de contratos? A descida de divisão afectou seriamente a rubrica de proveitos, pelo que grande parte dos valores avançados neste "esclarecimento" já não se verificaram (eventualmente o fabuloso contrato dado pelo Dr. Alberto Souto de 500.000,00 € pela EMA fosse o único a ser mantido). Isto não é esclarecer. É enganar.

A ler também este manifesto assinado por um ex-dirigente do Beira-Mar. A título de curiosidade, comparem com esta história contada pelo Hugo Reis envolvendo o mesmo. Vivam as modalidades amadoras! Olhem para o que eu digo, não olhem para o que eu faço...

22 comentários:

Anónimo disse...

ó sorte...
o contrato que vigorou no mandato do Engº Mano Nunes era de 1.500.000 da sport tv. É obvio que depois na nova epoca HOUVE NOVO CONTRATO visto o clube estar na II liga, logo o clube o ano passado pouco proveito teve de transmissões televisivas. Este ano, podemos comparar o que recebemos de TV com jardeis e companhias com aquilo que o Engº Mano Nunes recebeu. Decerto muito menos que os 1.500.000. Dantes havia linhas traçadas... agora... vai de mal a pior e ainda andam aqui a meter panos quentes. Santa paciência.

Anónimo disse...

Caro,
é lamentável que depois do que se passou ainda venha tentar, "tapar o sol com uma peneira", pois é preciso ter muita paciência para continuar a ler as suas atoardas.
Dúvida dos lucros de seis anos consecutivos, quando essas contas foram revisionadas, por uma pessoa que está acima de qualquer suspeita, mas mesmo que fosse um desconhecido, nunca se poderia duvidar de um Revisor Oficial de Contas, unica exclusivamente por ser um ROC pelas responsabilidades que tem nos seus pareceres. Penso que o senhor sabe, mas omite-o deliberadamente.
Sobre as "continhas" do ex-Presidente, saiba que eram certinhas e o Clube ficou com tanta credibilidade que conseguiam arranjar jogadores mais baratos só por terem a garantia que recebiam a tempos e a horas, o que hoje não acontece.
Sobre o contracto da SPTV, é leonino e vamos ver se conseguem outro de igual valor mesmo com jardeis, Ninhos e outros que tais.
Sobre o contracto com Ema/Câmara com a duração de 20 anos é muito bom para o SCBM e devia ser inalterável e só não é cumprido pela autarquia devido ás cumplicidades politicas e outras, que envolvem responsáveis das duas instituições. Há meios legais para se fazer cumprir.
A diferença entre os débitos e créditos foi esmiuçado pelo ex-Presidente, num artigo no Diário de Aveiro e ainda no Blog Rua do Vento, estando ainda em arquivo, para que pessoas como o senhor possam tirar dúvidas, até hoje nunca foi desmentido pela actual Direcção e já tem mais de um ano de públicação.
O ex Presidente com a sua Direcção, deram um resultado positivo á volta de 75000 euros na 2ª subida que fizeram.
Será que haverá comparações?!
Será que o senhor não tem memória ou desconhece?
Se ama o Clube, seja isento, justo e grato.
Estará a usar a táctica do seu Presidente, tão repetitivo na mentira, para ver se torna verdade e para justificar esta gestão ruinosa, que poderá custar a vida do Clube.
Por Deus, seja imparcial e honesto, se for novo na vida do Beira e não sabe, não comente para evitar que lhe chamem nomes.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Caro Francisco,

Parece evidente que os esclarecimentos avançados nesse blog valem o que valem, ou seja, pouco. Curioso que os anteriores comentários vão precisamente ao encontro do que disse, ou seja, deixaram o Clube com esses contratos... passados. Também não compreendo como se diz a "sua direcção" quando o Francisco tem sido um dos elementos mais críticos (e não de agora) ao rumo que o clube vem a seguir. Basta ler o post anterior. Mas enfim, há quem só veja de "pala nos olhos"

Bem-haja à ponderação na vida do Beira-Mar, que bem é preciso.

Cumprimentos.
Vitor Rodrigues

Anónimo disse...

Passando o que era obvio a frente, quero só referir o fantástico apontamento sobre as modalidades amadoras. Só dá vontade de rir lendo este texto.

Um abraço e parabéns pelo vosso trabalho.

Anónimo disse...

Na ex direcção era tudo tão lindo, era tudo tão claro, era tudo tão superior, era tudo tão...que não percebo porque razão não estão lá. Todos vêem, mesmo quem tem forte miupia o actual "acidente" da direcção, mas até parece que os outros eram só heróis.Se calhar até entraram para o Guiness e nós alienados nem soubémos. Parem.É facil ser-se o maior neste momento, quando a seu tempo não o foram .Isso é aproveitar-se da frágil situação para a fragilizar ainda mais e assim sair em evid~encia. Vocês não têm amor á camisola.É mais à matemática.
Fortunata José

Francisco Dias disse...

Eu devo dizer que fico absolutamente espantado ao ler alguns comentários. Cada vez mais acredito que o problema não é a má vontade, mas sim a falta de compreensão do que é escrito. É notório que o segundo comentário vem de alguém que se sentiu "picado" com o que escrevi. Paciência. Mas de facto, não conseguiu desmentir uma única frase do que eu escrevi. Vir dizer que deixaram o Beira-Mar com isto ou aquilo é mentira, porque deixaram o Beira-Mar na segunda divisão e sem os tais contratos avançados. E tenho pena que não se tenha identificado, da mesma maneira que eu o fiz quando coloquei algumas questões nesse mesmo blog. Quanto à questão do lucro, tem tudo a ver como intepretamos essa palavra. Uma fábrica de chocolates que tenha "lucro" só porque vendeu uma máquina no final do ano não se vai aguentar muito tempo. Aliás, se é uma pessoa tão bem informada, diga-me no último ano da direcção do Eng.º Mano Nunes qual a rubrica de proveitos que permitiu o tal "lucro". Longe de mim por em causa a honestidade de ROC's ou mesmo da pessoas da ex-direcção, porque, tal como esta, fizeram o melhor que sabiam e podiam. Não gosto é desta moda de vir dizer, e passo a citar a feliz expressão do último comentário, "que tudo era tão lindo,tudo era tão claro, tudo era tão superior".

É fantástico vir falar em ser "imparcial e honesto" quando no meu texto ESTÁ ESCRITO "não é óptimo, MAS SEMPRE É MELHOR DO QUE TEMOS AGORA, e nisso mérito seja dado ao Eng.º Mano Nunes". Pode ser que em maiusculas consiga entender isto.

Cumprimentos.

Sérgio Loureiro disse...

Pertinente, como sempre meu bom amigo Francisco.

As tuas prosas têm o condão de nos colocar a refletir. Leio, com todo o gosto e máxima atenção, o que vais escrevendo. Porque só assim podemos pensar o Beira-Mar, à Beira-Mar. Aliás, como deve ser feito.

Os blogues têm esta extraordinária maravilha: permite-nos conhecer pessoas que, pela sua escrita, nos dão a certeza que o nosso "Beira-Mar é um clube diferente dos demais".

Um dia, bem sei, os jovens, como tu, darão uma outra vida ao Beira-Mar. O centenário está já ai. Altura ideal para colocar o clube no topo do sucesso.

O último parágrafo do teu texto é simplesmente... genial.

Um abraço,

Sérgio Loureiro.

Anónimo disse...

Caro Francisco,
O negócio era futebol e não de chocolates, haja paciência,a ex-direcção tinha de lucros não relacionados com futebol, cuidado com o que diz.
Se ler tudo o referido com calma e paciência, saberá de tudo, não torne isto politica, discuta este assunto como sendo de familia, porque não é mais do que isso, nós somos a familia "Beiramarense"
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Esta Direcção só está lá porque qiz,pois se não houvesse candidatos eles disseram que ficavam, também não será verdade?

Anónimo disse...

Francisco,
só mais uma coisa pequena mas ilucidativa das suas verdades, fui ao tal blog e verifiquei que a sua identificação foi anónima.
Que pérola!
Não publique este comentário, pois pode ser demasiado esclarecedor.
Cumprimentos.

Francisco Dias disse...

Ao ultimo comentário, apenas uma observação. Na altura o meu comentário estava devidamente identificado com a minha conta blogger. Só aparece agora como anónimo, porque houve uma alteração para o "new blogger". Os administradores do blog podem confirmar isto. Perdeu uma boa oportunidade para estar calado...

Anónimo disse...

Pimba! Pronto já chega. Hoje zero- zero. Vá, comecem a dizer algo sobre hoje, não é do frio mas da equipa. Não esqueçam que estivemos sem Rui Lima, sem Roma e sem Leitão.Deixem a pôrra das direcções que já chateia. E para quem é leigo na matéria como eu, até já começa a simpatizar com esta direcção, de tanto malhar no ceguinho...

Anónimo disse...

Que chatice...o Setubal ganhou... estamos pior.

Anónimo disse...

Nota Breve:
Os "esclarecimentos" parece-me que não vos eslareceram.
1- O SCBM deu lucro consecutivo durante seis anos.
2- Teve resultados operacionais positivos.
3-Com esses lucros amortizou a divida de outros(pano Mateus, Fundação Pascoal, etc)
4-Esta direcção recebeu um herança contratual no minimo fabulosa. E porquê?
a)-Contratos de médio prazo com patrocinadores só possiveis pela credebilidade e prestigio das pessoas.
b)-Contratos com a PPTV acima da média(clubes desta dimensão) com pagamentos mensais e sem um centimo adiantado.
Espero que o meu amigo e consócio tenha sido devidamente ilucidado.
OBS: O "esclarecimento" deveu-se apenas a reagir às declarações do nosso presidente. Aliás, sempre, que diga inverdades e tente justificar incapacidades, incompetencia, maus resulatos desportivos e de gestão com o passado recente terá o "esclarecimento" devido.
Procurador Geral do SCBM*
(* em substitução do presidente da AG)

Anónimo disse...

O Artigo parecia interessante, mas os comentários são de quem fala sem reflexão...

A direcção anterior deixou o clube com bons contratos?! Estão a referir-se aos contratos com os jogadores da Stellar? são esses os BONS contratos?

Os 2 contratos que se estão a referir só podem ser 2... o dos Oliveirinhas e o da CMA. Se no caso do primeiro, obviamente que os valores nada têm que ver com os praticados na primeira liga; no caso do segundo, pura e simplesmente, não tem sido cumprido (nenhuma compensação financeira para o clube)....

Por isso, onde é que andam as "sementes" deixadas pela anterior direcção? Para a actual direcção colher?

Uma outra nota para os Resultados... Quem percebe minimamente de contabilidade, tal como o suposto ROC, deve saber o tipo de "engenharia financeira" que é possível fazer para poder gritar a alto e bom som "demos lucro...demos lucro...."! Vejam as contas com calma, e (atenção!) sem querer dizer que não existe lucro, porque ele existe, percebam bem como é que ele foi obtido...

Mais uma vez... tenho dito.

M.

Anónimo disse...

Essa das modalidades amadoras está fantástica!!!"FIM DE CITAÇÃO"

Anónimo disse...

Isto já parece um jogo de pingue-pongue

Anónimo disse...

Estou curioso para que o "M" explique como é que o lucro foi obtido.
Parece-me que o tal "esclarecimento" foi claro e não vi ninguem com responsabilidades proceder ao contraditorio.
Mas se existe ou se souber explique-nos, continuo curioso.
Da direcção só ouvi elogios a esses contratos(ultima entrevista presidente à Terra Nova).
Vou aguardar que o "M" se explique.
Ricardo Pinto

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

lolololol

Anónimo disse...

ieu num sei Ingulês...

Anónimo disse...

Então o administraiter lá tirou um blogue...com certeza lá teve as suas reasens...mais pourquoi?