quarta-feira, janeiro 10, 2007

Reflexão a frio

Ponto prévio: não conheço o vice-presidente José Cachide pessoalmente. Mas numa cidade como Aveiro, todos nós conhecemos alguém que por sua vez conhece algum conhecido da pessoa em questão. A opinião consensual das pessoas com quem falo, e alguns post que leio, dão José Cachide como um homem sério, honesto e íntegro, o que me vem intrigando em função dos recentes episódios do Clube, nomeadamente com Carlos Carvalhal. Tal como na história dos bilhetes da taça, quando as coisas não batem certo há algo que, por norma, não conhecemos. Inflelizmente desta vez não disponho do Google para esclarecer a situação e, por isso, não me resta mais que efectuar algumas deduções.

Vi alguns comentários que nos (autores do blog) adjectivam de "rapazes da direcção". Obviamente a ignorância fala mais alto, porque quem nos conhece sabe perfeitamente que apoiámos e criticámos decisões da direcção de Mano Nunes, da mesma forma que apoiámos e criticámos decisões desta direcção. Quando as opiniões são desinteressadas, o que fala mais alto é simplesmente aquilo em que acreditamos. Neste caso, sejamos honestos: alguém no seu perfeito juizo, viria para a comunicação social afirmar que "ia para o poço com Carlos Carvalhal" sabendo que nesse mesmo dia ele seria despedido? A pergunta é, naturalmente, retórica. Significa isto que há por aqui algo mal contado. Pergunta seguinte: sendo José Cachide supostamente uma pessoa séria e honesta porque não se demite? Só não sabe a resposta quem andar completamente alheado da realidade do Beira-Mar. A situação financeira do Clube é, assumidamente, desastrosa, e só não é pior porque algumas pessoas da direcção entram com avais pessoais para garantir dinheiro ao Clube. É público que José Cachide é um deles. Sendo assim, é por demais evidente que Cachide só não apresenta a demissão porque não pode!

Não pretendo com isto de forma alguma desculpabilizar a actuação da direcção neste episódio da pareceria com a Inverfutbol, mas tem-me custado assitir ao "linchamento popular" que tem vindo a ser feito a pessoas que colocam a sua vida pessoal em jogo para garantir a sustentabilidade do Clube. E isto é bem mais difícil que escrever num blog.

Tenho aqui assumido posições críticas contra a falta de rumo em que o Beira-Mar está a seguir, nomeadamente na falta de gestão para a sustentabilidade do Clube. Dizia alguém num comentário que o futebol vive do curto prazo. Estamos de acordo. Mas a sustentabilidade do futebol vive do longo prazo, e neste aspecto parece-me evidente que a actuação da direcção tem falhado.

Compreendo o estado de espírito da generalidade dos sócios e simpatizantes, mas devo dizer, a frio, que discordo de algumas posições a exigir a demissão da direcção. Conheci pessoalmente o Nuno Quintaneiro há alguns dias (ainda antes da notícia da pareceira com a Inverfutbol), e tivemos a oportunidade de trocar breves impressões sobre a situação do Clube. Naturalmente que a preocupação de ambos foi evidente. Reconheço no Nuno uma opinião sincera e importante na vida do Clube, embora tenhamos neste aspecto opiniões distintas.

O pior que poderia acontecer nesta altura ao Beira-Mar seria ficar sem direcção. Vamos esperar, ver os resultados e, a seu tempo, ajuizar.

16 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente alguém com um mínimo de bom-senso..

Anónimo disse...

Pois é Francisco Dias... parece que começa a assentar a poeira e os adeptos começam a desmobilizar na crucificação da actual direcção.

No entanto, isso não significa que a actual Direcção esteja no caminho certo, antes pelo contrário.

Após ano e meio à frente dos destinos do nosso clube, a política da Direcção foi sempre de saltar para a frente com a ilusão de que os resultados desportivos conjunturais resolveriam a situação económica e de mobilização dos adeptos. A acrescentar a esta política de gestão errada estão as constantes contradições públicas (transmitidas e publicadas) que os elementos da Direcção têm vindo a efectuar. Mais, as declarações do nosso Presidente, então, são de bradar aos céus... a maior parte das vezes mais valia estar calado.

Como o problema do Beira-Mar é estrutural, e não apenas conjuntural, é óbvio que a gestão do Beira-Mar deveria ter enveredado por outro caminho, ainda mais quando parecia que tínhamos capital humano com capacidade de gestão de marketing...

Até podemos mantermo-nos na 1ª Liga, mas, mesmo assim, eu pessoalmente já não acredito na actual Direcção para engrandecer o nosso Beira-MAr como eles se propuseram.

Anónimo disse...

A Análise está quase perfeita.
Só uma questão financeira impede o Sr. Cachide de se demitir já.
O problema é que a incapacide de gestão de todos eles, ou não assumirem essa responsabilidade e deixando-a para outros, leva que a actual decisão de fuga para a frente e cavalgar a crista da onda a situação agrava-se dia após dia.
Não existe capacidade.
Esta direcção pode ter a melhor boa vontade, mas são incompetentes nesta área.
A situação é de tal forma grave que pode ter reflexos graves para o clube e para os próprios.
O custo das rescisões previstas e mesmo que nada paguem aos novos atletas(?,)ronda os 550.000,00€.
Impensavel.
A. Santiago

Carlos Martins disse...

Assino por baixo o teu Post Francisco Dias.

Anónimo disse...

é mesmo à rapazinho da direcção. ja foste amansado

Anónimo disse...

Caro Francisco;

Respeito a tua posição, pois já tive oportunidade de constatar que pensas pela tua cabeça e tens uma postura independente e descomprometida.

Vários aspectos me levam a assumir uma posição diferente, menos tolerante com os erros gravíssimos desta direcção. Numa próxima oportunidade, terei todo o gosto em conversar contigo e, provavelmente, acrescentar à tua ponderação alguns dados que possivelmente desconheces.

Um abraço.

Anónimo disse...

As constantes declarações trocadas dos vários dirigentes provam que estão a mentir em demasia ao sócios e a gerar um ambiente de descontentamento geral. É uma situação inadmissivel. Se o Senhor Cachide deu dinheiro para o clube e quer recupera-lo que não pusesse o Beira numa situação de saldo economico negativo. Não se esqueçam que o clube vinha de algumas epocas consecutivas a gerar lucro à mão do Mano Nunes. A gestão desta direcção é ruinosa. Agora ate o senhor artur filipe diz que não quer saber dos socios nem tem tempo para ouvir as suas queixas. Espero bem que apareça um salvador para esta direcção se demita e o clube volte a ser o que era.

Anónimo disse...

PARCERIAS E A TEORIA DA RELATIVIDADE

Em qualquer organização são fundamentais as parcerias.
As parcerias visam potenciar recursos com o objectivo de obter vantagens acrescidas a menores custos. Esta opção é adoptada em várias áreas de negócio.
O futebol profissional é negocio. É impossível actualmente sobreviver isolado.
Todos os grandes clubes recorrem a parcerias, podendo eventualmente utilizar outras designações. A sportinveste-sgps.sa, gestifute, etc., são parceiros de vários clubes. Entidades financeiras são parceiros de vários clubes e até com poder de decisão na gestão, existem clubes que não podem contratar ou vender activos sem autorização do(s) parceiro(s).
Respeitados os pactos sociais ou os respectivos estatutos, o importante é a escolha do parceiro, o timing, a forma e o conteúdo.
Albert Einstein

Anónimo disse...

Nuno,

Fico então à espera desses elementos.

Um abraço.

Anónimo disse...

É mais do que evidente que o Sr. Quintaneiro quer ser o protagonista de uma historieta de faca e alguidar.

"Vários aspectos me levam a assumir uma posição diferente, menos tolerante com os erros gravíssimos desta direcção. Numa próxima oportunidade, terei todo o gosto em conversar contigo e, provavelmente, acrescentar à tua ponderação alguns dados que possivelmente desconheces."

Fantástica discorrência de um verdadeiro beiramarense para outro, com a simples diferença que, um desconhece que pode marcar o dito encontro para revelar segredos e dados obscuros ao outro através do pensarbeiramar@netcabo.pt, sem ter que dar nas vistas e pretender mostrar a tudo e a todos que sabe tudo e mais alguma coisa.
Saiba que quem mais ladra, afinal e feitas as contas é talvez quem menos assusta; e posturas como essa são tão facilmente previsíveis quanto demagógicas e até infantis e inconsequentes.
Deixe-se de brincar aos heróis e caia em si: seja digno do Clube que diz amar e defenda-o, preserve-o e não o ataque na praça pública.
Chega de irresponsabilidades e, sobretudo, tente reflectir quando as suas acções podem claramente escapar-se-lhe das mãos e perderem-se de vista.
Já dizia o meu Avô que "cuspir para o ar e fazer xi-xi contra o vento dá sempre mau resultado".

Anónimo disse...

Essa do xixi contra o vento tá gira

Anónimo disse...

Olhe sr. anónimo;

Era o que mais faltava dar-me lições de moral... Primeiro, identifique-se para eu aferir da sua idoneidade para me dar lições do que quer que seja.

Enquanto isso, continue a pregar ao mesmo vento... mas fique ciente que já lhe reconheci a prosa. O que lhe falta em carácter tem em hipocrisia quanto baste. Mas fico aliviado por ver que só o senhor consegue defender o indefensável. Continue a defender anonimamente esta direcção da sua "simpatia". Fica-lhe bem.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Afinal o Nuno conhece este prosador. São anónimos são anónimos mas conhecem-se todos...e eu? Só gosto de ler sou pacífico!

Anónimo disse...

O Sr. Quintaneiro, no seu blog, aceita os anónimos que mostram estar de acordo com o seu radicalismo. Quando alguém que não quer ou não pode sair do anonimato - o que é de todo defensável desde que haja educação e bom senso - mostra uma opinião contrária à do Sr. Quintaneiro, deixa logo de ser idóneo. Fantástico este pensamento, merece ir para um livro de citações.
O Sr. Quintaneiro, que anda de peito cheio a criticar, se for coerente, nunca se irá candidatar ao que quer seja na sua vida, pois ainda não deve ter reparado que um dos pilares que sustentam a democracia - o voto - é sempre anónimo.
Face a toda a situação que se viveu desde o passado Domingo, é natural que haja descontentamento e dúvidas por parte dos sócios do Beira-Mar. Há pessoas ligadas à Direcção que, ou mentiram, ou desconheciam o que se andava a preparar e que ficaram muito mal na fotografia.
Passada que foi esta semana, não será agora a altura de dar tranquilidade à equipa e à Direcção e pararmos todos com estes comentários? E se alguém continuar a achar que sabe fazer melhor que a actual Direcção, pode começar por ir ao site, fazer o download dos estatutos do clube, e ver que possibilidades legais tem de fazer com que a Direcção saia e como deve apresentar as listas para um novo acto eleitoral.
Agora que o campeonato vai recomeçar vamos todos apoiar a equipa e tentar levar connosco ao jogos aqueles que normalmente ficam tranquilamente em casa dar as suas opiniões na blogoesfera.

Anónimo disse...

Ganda lição!|Afinal aqui sempre se aprende alguma coisa...

Anónimo disse...

mas qual lição qual carapuça