quarta-feira, outubro 11, 2006

O Clube e as modalidades

Como alguns devem ter reparado, pouco ou nada disse depois do jogo de basquetebol SC Beira-Mar vs CP Esgueira para a Taça de Portugal na passada semana, mesmo apesar de jogado e participado modestamente na partida a meu ver histórica. Limitei-me a ler.

E li muita coisa. Li comentários de muitos adeptos e simpatizantes do clube animados e entusiasmados. E li comentários de alguns adeptos cujo teor é perfeitamente inexplicável; o adepto do clube tem o direito de criticar, discordar de decisões técnicas, de decisões administrativas e até de decisões desportivas. Não tem é o direito, como adepto, de deixar de gostar do clube, porque é essa a verdadeira essencia do adepto. Pelo menos na minha concepção.

Li também a polémica em torno dos equipamentos da equipa de basquetebol. Que crime lesa a Pátria a secção de basquetebol não ter providenciado equipamentos amarelo e preto para o primeiro jogo da temporada! Desses comentários retiro duas conclusões: a primeira é que apesar de alguns até se insurgirem contra a existencia de equipa senior masculina de basquetebol, não ha posts mais comentados na blogosfera local; a segunda, é que não obstante as críticas cerradas aos equipamentos brancos, não vi a mesma veia destruidora em relação à situação da equipa de futebol - essa sim, profissional - que tem equipado de branco desde o início da epoca. E diga-se, sem qualquer rodeio, a equipa de futebol é que é a verdadeira bandeira, estandarde do clube no País, disso não haja qualquer dúvida. E no entanto, sofreu tantos ou mais problemas em torno de questões operacionais respeitante aos equipamentos. Ponto final na polémica: apoia-se a equipa independentemente dos equipamentos, e so apoia quem quiser, quem realmente amar a modalidade e o clube.

E foram muitos os adeptos que vieram ao Pavilhao do Alboi - Alboi porque historicamente é assim que se chama, e os verdadeiros adeptos sabem e a História de um Clube é o seu activo mais importante - mais de 400, cheguei a ler. Claro que há exageros. Toda a gente sabe que não sou propriamente apoiante da criação e sustentação do Aveiro Basket. Sempre o disse, e quem quiser confirme no meu blog pessoal. Mas claro que as assistencias de Aveiro Basket não se pode comparar com esta no Alboi por um só motivo: estas não foram pagas. Não é desculpa, não é menosprezo, é apenas um facto importante.

Mais importante para mim é perceber se este apoio se concretiza ao longo da epoca, que vai dura, vai ter momentos altos e baixos, e aí sim, é preciso apoio, dos amantes da modalidade. Aveiro sempre foi uma modalidade que gosta de basquetebol, e o Beira-Mar tem uma enorme História nesta modalidade. Queremos certamente honrar essa História.

Um último ponto: tenho lido uma crescente crispação na blogosfera entre futsal e o basquetebol. Uma falácia total, claramente. O futsal é uma modalidade jovem (se me permite, é uma moda) com potencial desportivo e financeiro. É empolgante e as pessoas estão dispostas a assistir. Nada de errado. E nenhuma barreira ao basquetebol. O ecletistmo do SC Beira-Mar é mais uma das suas riquezas. Não se queira terminar com este importante facto do Clube, que tantos quiseram ou tiveram que destruir no Passado.

Por algum motivo o se chama SPORT Clube Beira-Mar. Não é, nunca foi e esperemos que nunca venha a ser apenas um clube de futebol.

4 comentários:

Anónimo disse...

Aliàs, meu caro Bad, lá vão os tempos em que os jogadores da equipa sénior de basquetebol do Beira-Mar eram mais conhecidos que os do futebol! Infelizmente, no passado está o tempo em que era necessário ir com 2 horas de antecedência para ver um jogo de Basket no Alboi! Em relação às criticas à equipa de basquetebol, devem vir de quem já só vê desporto jogado com os pés... O futebol e o futsal é que movem dinheiro, não o basquete... Embora amante do basquetebol, não deixo de gostar de ver um jogo de futebol; ou se apoia o Beira-Mar em tudo, ou não se apoia de todo... Nunca é demais recordar, visto que foi comentado em outros blog's, que a equipa sénior de basquetebol, antes do seu jogo da Taça, esteve nas bancadas a apoiar efusivamente a equipa de futsal que estava a jogar e viria a ganhar! Chama-se a isto amor ao CLUBE e como foi bonito no fim do futsal TODOS festejarem mais ums vitória para o CLUBE! Quem só olha para as cores da camisola, é porque só vai para criticar... a esses é dispensada a sua presença, pois é preferível ter 200 pessoas que apoiem, que a ter 400 e metade esteja só pra encontar lacunas. Força Beira-Mar! No que toca ao basquete, dia 21 lá estarei! Abraço

Pedro Neves disse...

Caro carlos Martins:
Fui um dos que reagiu negativamente ao facto do Beira-Mar, frente ao Esgueira, ter jogado de branco, mas não é verdade que anteriormente não tenha feito o mesmo em relação ao futebol. E se reagi desta maneira foi precisamente por estar farto de ver o futebol jogar de branco.

Foi um dia fantástico. Foi um dia que serviu para mostrar à cidade que o Beira-Mar nunca devia ter acabado com o basquetebol.

Mas o futuro é muito incerto. Não me acredito que o basquete volte a ser o que já foi. Sejamos realistas: o regresso aconteceu, não por vontade da Direcção, mas por iniciativa de um conjunto de pessoas que gostam da modalidade e do clube. Na prática, não foi o Beira-Mar Instituição, foi um «grupo» que representa o Beira-Mar. Espero estar enganado e faço votos para que o basquetebol sobreviva no nosso clube.

Quanto ao futsal e à relação com o basquetebol, testemunhei a forma como jogadores, dirigentes do futsal, em conjunto com elementos do UAN, apoiaram a equipa frente ao Esgueira. Os atritos entre as duas secções é um falso problema, de facto. Mas também te digo, que ambas as partes se devem respeitar e chamar ao futsal uma «modalidade da moda» não me parece verdadeiro nem correcto.
Um abraço.

Francisco Dias disse...

Caro Pedro,

Totalmente de acordo com a tua visão. Espero que esta época sirva para as pessoas do Beira-Mar perceberem que é importante a existência de uma equipa sénior de basket. Porque se assim não for, de nada valerá o esforço da actual equipa.

De qualquer forma, mantenho a ilusão que o basket possa vir a ser qualquer coisa parecida com o que já foi. Ter por exemplo o Beira-Mar na Proliga já seria razoável. Se o Esgueira, Galitos, Illiabum ou Sangalhos conseguem, só a falta de vontade da direcção do clube o impedirá de marcar presença no sítio onde deve estar.

Anónimo disse...

Força de vontade da direcção... Julgo que falas da direcção ao mais alto nível; gostava de ter visto essa direcção no jogo para a Taça de Portugal de basquetebol... mas estavam num jogo de treino do futebol em Águeda... é pena! É claro que a Direcção do clube não pode estar em todos os jogos e de todas as modalidades, mas no início de cada temporada, só lhe ficava bem aparecer; a presença de um alto dirigente na bancada significaria apoio! Falando basquetebolisticamente, gostaria de ver dia 21 do corrente mês, a Direcção do clube no pavilhão do Alboi, pois é o primeiro jogo do campeonato. Como dizes FD, haja vontade da direcção e dos atletas que compõem a equipa, e quem sabe se o Beira-Mar não retorna ao lugar onde pertence... Esperemos pelo "amanhã"! Abraço.