quinta-feira, novembro 16, 2006

Primeiro Teste

O Beira-Mar da era Carvalhal tem amanhã o primeiro teste, e logo frente a um adversário directo. Para além da injecção de moral na equipa, uma vitória implica passar o Setúbal na classificação, pelo que acredito que este pode ser um jogo importante nesta época. Por essa razão, esperava um pouco mais de marketing à volta da partida. Jogar a uma sexta-feira que se prevê de chuva, às 20h30 e ainda por cima com transmissão televisiva, pode implicar, para não dizer que é certo, que uma vez mais iremos ver o Estádio Municipal de Aveiro às moscas. Já aqui foi falado por diversas vezes, mas nunca é demais repetir. Ou de uma vez por todas se faz algo para atrair as pessoas ao Estádio, ou o divórcio entre Clube e adeptos será cada vez maior. Uma vez que a receita televisiva está garantida, porque não cativar os adeptos com preços especiais ou oferecer bilhetes para acompanhantes? Sinceramente custa-me a compreender, mas cada vez mais este discurso parece tornar-se num sermão aos peixes...

8 comentários:

Anónimo disse...

infelizmente e' assim... ms tb sou da opiniao que tb vai da vontade de cada um!.. nao sou de aveiro moro a mais de 30Km do estádio demoro cerca de 40min a chegar a aveiro n1 dia normal.. e nao abdico de assistir o meu clube se tiver essa disponibilidade. Podemos dizer que os preços, o clima etc. teem influencia no ir ao estadio ver a equipa, ms para mim ja depende da vontade de cada um... eu como nao sou o famoso adepto do sofa', estarei la' !!!

Anónimo disse...

É muito importante encher ver mais espectadores no estádio. É um facto.

Contudo, a oferta de convites não resolve o problema da falta de adeptos no estádio a médio ou longo prazo.

Na verdade, já no passado se utilizou esse procedimento (na era Mano Nunes) e, apesar de nessa altura se terem boas casas (7000, 8000, 9000... à custa dos convidados na bancada nascente), actualmente esse efeito desapareceu completamente.
Dos milhares de adeptos que então assistiram aos jogos do SCBM sem pagar, eu quase que apostava que nem uma centésima parte deles passou a assistir aos jogos com regularidade.

Em vez de oferecer convites a solução pode passar pela possibilidade de cada sócio poder comprar até 5 (ou 10, ou mais!...) bilhetes de acompanhante (até se esgotar a lotação do estádio) a um preço simbólico tipo o bilhete de sócio acrescido de 50%. Não importa o local do estádio, se o sócio é sócio de bancada deveria poder comprar, a esse preço, até todos os lugares da mesma bancada que estivessem disponíveis. Se o sócio é sócio de um dos topos, idem.

Penso que desta forma as pessoas que fossem ao estádio, assistir a um espectáculo a um custo próximo do bilhete de uma sessão de cinema, seriam seguramente em maior número do que sucede actualmente. Ou seja o princípio defendido no post, isto é, colocar mais pessoas no estádio, estaria garantido e não teríamos a desvantagem dos borlistas que só vão ao futebol se for de borla...

Veja-se o que sucedeu ontem no jogo da nossa selecção em Coimbra: Adversário fraquíssimo + Muita chuva + Jogo televisionado + PREÇOS BAIXOS => Estádio cheio...

Veja-se o que sucedeu no jogo contra o Sporting em Aveiro: Bilhetes do 2º Anel acessíveis => 2º Anel quase cheio...

Em conclusão, a solução para termos melhores assitências em Aveiro, ou em qualquer outro estádio, não passa por borlas mas sim por baixar, efectivamente, o preço dos bilhetes. A estratégia poderia ser acelerada utilizando os próprios sócios do SCBM a convidar as pessoas do seu círculo de amizades a assitirem aos jogos do SCBM a um preço de acompanhante. Além de ser mais uma vantagem exclusiva para os sócios, em pouco tempo traria retorno para o clube.

Carlos Martins disse...

Caro anónimo,

Muito obrigado pela reflexão que aqui deixou.

Há muito que penso da mesma maneira, pelo que corroboro inteiramente as suas palavras.

Anónimo disse...

Eu vou lá estar, é pena que os adeptos do beira (ou alguns) não vejam o futebol ao vivo como é bom de ver :) o preço dos bilhetes também não ajuda...ah e eu sou mulher e adoro futebol, e sim percebo...ao contrário dos 22 gajos a correr com a bola :)
Parabéns pelo blog.

Francisco Dias disse...

Pois, numa coisa estamos todos de acordo: é urgente fazer-se algo para levar as pessoas ao estádio. O que me custa é ver este comodismo com assistências de 3000 pessoas. Concordo que não é unicamente através da oferta de convites que se conseguem boas assistências a médio prazo, até porque tornando-se regra acabava por desvalorizar o futebol. O futebol é um espetáculo, e como tal deve ser pago para ser visto. Agora, com um jogo de 15 em 15 dias, naturalmente que as pessoas não estão dispostas a pagar o valor pedido por um bilhete. Filas para parar o carro, filas para comprar bilhete, fila para entrar no estádio.. e depois ver um jogo muitas vezes de qualidade duvidosa, a escolha racional será obviamente ficar em casa.

Mais um pormenor. O Estádio é novo, mas na minha opinião tem erros de palmatória. Os espaços são mal aproveitados, os bares não existem em quantidade e qualidade suficiente. Se uma pessoa quiser comer algo (sim, dar receita ao clube) tem que se limitar a umas batatas-fritas e pouco mais. Ou seja, tudo à volta do jogo, e que também contribui para o espetáculo está muito mal aproveitado...

Carlos Martins disse...

Bem, não obstante a discussão, uma coisa é certa: estaremos la para ver o jogo na bancada dos sócios e a apoiar o Beira-Mar.

Anónimo disse...

a tudo isto..que sirva para não ser mais um "semão aos peixes!"..eu não perco um jogo em casa do BM há mts anos e sempre que posso e que os € dos bilhetes ajudam também vou ver jogos fora..com a média de 3000 espectadores neste estádio era quase 1/2 casa no antigo mário duarte o que em jogos sem ser com os grandes era o normal aqui é que neste estádio parecem meia dúzia gatos pingados..o BM cresceu em estádio~..infelizmente não em número de adeptos..com as exibições, preços apelativos, campanhas que convidem (e em que os sócios tenham acesso a elas e não outros) penso que seria uma ajuda á mudança de hábitos antigos que por cá moram!!não basta ser sócio é preciso amar o clube!

PM

Anónimo disse...

Não tomei a boca como machista, e essa ideia das ladies-nights teria sucesso :) é verdade que a maioria das mulheres só se interessa pela selecção. De qualquer forma e como não gosto de maiorias, estarei hoje a apoiar o nosso beira, como o tenho feito há bastante tempo, assim como no próximo jogo com a académica e nos que viram depois.