terça-feira, novembro 07, 2006

E agora...?

A confirmarem-se os último rumores sobre a saída de Augusto Inácio para o Ionikos da Grécia, grandes sao os desafios que avizinham para a equipa senior do SC Beira-Mar do qual, relembremos, "depende toda a sustentabilidade financeira do Clube".

Questão prévia:

Quais as vantagens financeiras para o Clube da "transferência" de Inácio para a Grécia. Ou será uma "chicotada psicológica" encenada e bem orquestrada na "fuga para a frente" para o Mar Iónico? A ser verdade que Inácio foi de livre e espontanea vontade para a Grécia, suponho que o Clube tenha alguma compensação a receber por ficar sem treinador a meio da época. Um pouco à semelhança do que aconteceu a Co Adrianse no FC Porto... Caso seja um acordo entre a Direcção e o Treinador - que relembremos fez o Beira-Mar regressar ao convivio dos grandes -, então se diga abertamente, senão o efeito "chicotada" dissolve-se, se é que era necessário.

Em minha opinião, não era.

E digo-o sem problema. A saída de Inácio agora é despropositada, indesejável e desnecessária. Não obstante, parecia quase inevitável, por muito antitético que possa parecer. A verdade é que a equipa estava abaixo das expectativas e com poucos pontos... Mas como já disse aqui, tenho sérias dúvidas que a saída resolva o "problema".

E agora...?

Os rumores dizem que Inácio pode querer levar alguns jogadores consigo. Naturalmente, o medo de todos os adeptos é que a actual joia do plantel (não, não falo de Jardel...) saia. Falo obviamente de Diakité.

Todo este processo ainda envolto em grande nevoeiro, pode querer fazer transparecer a necessidade de mudar algo. Resta saber se conduzirá aos resultados desejados.

Acima de tudo, a eventual venda de jogadores cria um dilema fundamental: vender para ficar sustantavel financeiramente, ou não vender para ficar sustentavelmente na Primeira? Infelizmente não tenho resposta a este dilema porque não tenho todos os dados na mão. Há alternativas a jogaores que eventualmente saiam. Naturalmente. Conseguirão o mesmo nivel exibicional ou ainda superior? Talvez sim, talvez não. Precisará o Clube de receitas urgentes? Parece cada vez mais claro que sim.

O futuro dirá se estou enganado, mas a confirmar-se todo este cenário que agora se põe, parece-me que o plantel irá sofrer algum emagrecimento ao nível salarial. Treinador mais barato, jogadores vendidos e os que chegaram, serão por empréstimo. Quanto ao treinador mais barato, desde que obtenha resultados (manutenção, nivel exibicional da equipa, preocupação com a formação, etc...) então não ha grande problema. Quanto ao segundo, talvez não seja muito fácil encontrar pérolas como Diakité. Ainda no jogo da Luz se percebeu o quanto a equipa se ressente da sua ausência. Quanto aos jogadores emprestados, é uma política de curto prazo, que por vezes resulta, mas não garante sustentabilidade, para além da natural dependencia dos donos dos passes...

Nós que pensamos à Beira-Mar ficaremos atentos a esta situação porque tem obvias repercussões profundas no nosso Clube. Reitero mais uma vez que até aqui este cenário é apenas baseado em rumores já publicados no Olheiro da Ria, mas que pela gravidade da confirmação obriga necessariamente a esta análise e acompanhamento.

5 comentários:

Anónimo disse...

Tá bonito tá. Só quero saber se o clube recebe alguma coisa pela saida do treinador. Só assim se justifica a saida a meio da época...

Ricardo Pires disse...

Vi em qualquer lado que o Beira-Mar ainda recebeu 100000euros.

Mas parece-me muita fruta...

Anónimo disse...

Esta situação está de novo a ser gerida com os pés, embora tinha sido iniciada após o jogo do Braga. Só ainda não foi anunciado o novo tecnico porque está dificil a desvinculação do Henrique Calisto.
O Cachide está muito calado.
Rafael

Francisco Dias disse...

Vamos por partes.

Neto: estou de acordo contigo. Não considero que a atitude do Inácio seja a mais correcta. Mas isto leva-nos para outro problema do futebol. Os clubes são naturalmente obrigados a cumprir os contratos. Eles existem porque duas partes afirmam a sua vontade em trabalhar juntos por X tempo. O que se passa actualmente é que um jogador ou treinador que receba uma proposta melhor, simplesmente faz de conta que os contratos não existem.

Diogo: estou em semi-acordo. A situação de Inácio não estava a ficar facil, o que em minha opinião não se justificava. O calendário do Beira-Mar nos últimos jogos tem sido terrível. Acredito que daqui a um mês estaremos todos bem melhores. Mas de facto a rescisão de Inácio pode ter sido uma balão de oxigénio para a pressão que o próprio presidente admitiu existir para a dispensa de Inácio. A ver vamos se o Clube ganhou alguma coisa.

Ricardo: Cem mil euros parece-me uma verba muito aceitável. Duvido no entanto que seja real, ou se for, que o Beira-Mar venha a receber esse dinheiro. Devia haver (ou se existe desconheço) uma espécie de contrato temporario, onde o clube grego só ficaria em definitivo com o Inácio (ou com algum jogador) após o efectivo pagamento dos valores acordados. Veja-se o ridiculo em que caiu o Porto com a situação do Dinamo de Moscovo.

Rafael: Parece que tem informações privilegiadas que agradecemos a partilha. Só não percebo onde o José Cachide é chamado para a questão. Quem tem que dar a cara (o presidente) já o fez.

Cumprimentos a todos.

Anónimo disse...

O sr. Cachide fez fincapé no final da época passda para o Inacio ficar daí o comentario do Rafa.
Kim