segunda-feira, novembro 20, 2006

I Tertúlia "Pensar à Beira-Mar"


É com enorme prazer que a equipa deste blog anuncia e vos convida a todos a participarem na I Tertúlia "Pensar à Beira-Mar". Pretende-se com esta iniciativa promover a discussão aberta, mas integra; audaz, mas inteligente; objectiva, mas coerente; incisiva, mas construtiva daquilo que a todos nos move: o futuro a longo prazo do SC Beira-Mar.

Não se trata mais do que uma mera continuação daquilo que é o nosso/vosso blog: uma forma de deixar fluir pensamentos e opiniões sobre o que pode tornar o nosso clube melhor, sem nunca partir para a crítica fácil e imediata daqueles que todos os dias dão a cara e o trabalho em prol do nosso Clube. Por isso e como tal rejeitamos o apontar de dedo para o passado ou presente. Queremos apenas lançar ideias e abrir espaço de discussão. Sem mais intenções.

Convidamos, pois, todos os nossos leitores, amigos e demais interessados a participar. Dia 19 de Dezembro, pelas 21h30, no Bar do Teatro Aveirense.

9 comentários:

Anónimo disse...

Não pretendo desanimar os organizadores da Tertúlia, mas temo, sinceramente, que a Tertúlia não vá dar qualquer resultado...

Se repararem bem, os blogues mais activos na reflexão acerca da vida do Beira-Mar têm, de uma maneira ou de outra, dado contributos interessantes que poderiam, e deveriam até, ter tido alguma receptividade da parte da Direcção do Beira-Mar. Actualmente, de entre os blogues mais interessantes, do ponto de vista da crítica construtiva, destaco BancadaNorte, Pensar à Beira-Mar e Rua do Vento (apesar de no passado, os autores deste último blogue terem criticado o blogue do Sérgio Loureiro que era bem mais macio do que a crítica, por vezes mordaz, da Rua do Vento!!!). Efectivamente, no passado, também o blogue do Sérgio Loureiro apresentou contributos interessantes que resultaram em coisa nenhuma... Eu também discordei várias vezes do Sérgio Loureiro, mas reconheço-lhe mérito em muitas das suas contribuições.

Na verdade, a actual Direcção do Beira-Mar evidencia um autismo gritante. Perante tanta discussão e propostas construtivas, principalmente nos três blogues referidos, continuamos a verificar que do ponto de vista do Marketing nada se faz e o número de adeptos no estádio atingiu o número confragedor de 1440 adeptos muito bem contados... A mim, que estive lá, pareceram-me bem menos...

A acrescentar a estes sinais de autismo, a actual Direcção, ou melhor o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, tinha-se compremetido a marcar uma Assembleia Geral para se falar acerca da vida do Beira-Mar e, como todos pudemos constatar, entretanto só se realizou uma Assembleia Geral para votação das contas relativas à época 2005/2006. Agora voltaram a prometer uma nova Assembleia Geral para Dezembro para se falarem de outros assuntos... Já alguém viu a convocatória? Esqueceram-se? Quererão marcar a dita Assembleia Geral para a noite de Consoada ou de Ano Novo? Enfim...

Estes sinais de autismo já não são de agora. Aliás, lembro-me da "guerra" que o anterior presidente Mano Nunes moveu ao Sérgio Loureiro perante a crítica construtiva e o conjunto de propostas que então defendeu.

Por tudo isto, entendo que a Tertúlia não passará disso mesmo, isto é, de conversa acerca da vida do Beira-Mar sem qualquer resultado prático.

Apesar do meu cepticismo, aguardo com ansiedade do que resultar da Tertúlia... Quem sabe, talvez eu esteja enganado, ou então a actual Direcção arrepie caminho e comece a colocar os pés no chão e a aceitar a crítica e as sujestões, não como uma interferência no seu trabalho, mas sim como uma contribuição construtiva. Saber ouvir a crítica é fundamental. Saber retirar lições dos nossos erros é uma atitude de inteligência.

Viva o Beira-Mar!

Ricardo Pires disse...

Qualquer um poderá ir lá e participar?
É que estou interssado.

Francisco Dias disse...

Claro que sim Ricardo. Está aberto a todos, e todos serão bem-vindos.

Um abraço.

Anónimo disse...

É bom que se comece a arrepiar caminho... Se o Beira-Mar não conseguir crescer existe no Distrito de Aveiro um conjunto de clubes que está a crescer sustentadamente e os resultados desportivos não tardarão a aparecer.

Exemplos:
Feirense - 1º Classificado da Liga de Honra
Espinho - 1º Classificado da 2ª Divisão B - série B
Oliveira do Bairro - 2º Classificado da 2ª Divisão B - série C

Todos estes clubes têm vindo a apostar forte nas infraestruturas de apoio ao futebol sénior e ao futebol jovem. O Feirense tem um centro de treinos de fazer inveja à maioria dos clubes portugueses. O Espinho tamém tem boas condições para os jovens e está a construir um novo e moderno estádio de futebol. O Oliveira do Bairro tem um bom estádio (Municipal) e e um campo de treinos sintético para as camadas jovens.

Em conclusão, a aposta forte na construção de infraestruturas já começa a dar resultados. Se o Beira-Mar não fizer o mesmo, dentro de poucos anos será ultrapassado por alguns destes clubes, principalmente o Feirense ou o Espinho.

Anónimo disse...

Se as assistências aos jogos do Beira-Mar continuarem a baixar, qualquer dia poderemos fazer as reuniões da Tertúlia "Pensar à Beira-Mar" na bancada poente onde estarão a meia de dúzia de sócios que entretanto ainda restarem.

Esta direcção está a hipotecar o maior património que tinhamos a algum tempo atrás. Os sócios são o maior e, se calhar o único, património do Beira-Mar. Era muito importante que a Direcção e/ou o Presidente da Mesa da Assembleia do Beira-Mar olhassem para os sócios do clube com mais respeito e marcassem a tal Assembleia Geral para falarmos acerca dos assuntos de interesse para o clube.

Aliás, se calhar o dia de 19 de Dezembro até seria um bom dia não para a realização da Tertúlia, mas para a realização da Assembleia Geral do Beira-Mar.

Anónimo disse...

A direcção reunida ontem analisou a tertulia previta para dia 19 e vai tentar esvazia-la de interesse marcando para dois ou três dias antes a AGeral.
Manel Abrantes

Sérgio Loureiro disse...

Caríssimos:

é com enorme prazer e muito gosto que estarei presente na tertúlia. Saúdo vivamente a vossa iniciativa na esperança que seja a primeira de muitas.

Se me permitem, uma breve referência ao segundo comentário aqui produzido: meu amigo(a), muito obrigado pelas palavras. Pena tenho que não se identifique. Mesmo assim é com muito gosto que vejo mais um(a) a compreender e entender muito do que tenho escrito.

Cumprimentos,

Sérgio Loureiro

Anónimo disse...

Serginho fazes lá muito falta.
M Duarte

Carlos Martins disse...

Aproveito para agradecer as palavras de todos. E se me permitem, peço-vos que usem e abusem do convite virtual (ficheiro) e divulguem o evento.