sábado, setembro 16, 2006

O público no estádio (II)

Alguns estudiosos andam a tentar descobrir porque o Beira-Mar não tem adeptos. Tudo isto porque no jogo frente ao Desportivo das Aves, registou-se uma assistência de pouco mais de 3000 pessoas. Foram avançadas algumas respostas, como a falta de identificação do clube com a cidade ou a "poligamia" clubística de Aveiro. Uma questão que me parece relevante em qualquer estudo e que não vi referido num artigo recente no Diário de Aveiro, é verificar se a realidade do Beira-Mar é diferente da verificada a nível nacional. A resposta é, obviamente, que não. Se compararmos as assistências do Beira-Mar com as dos restantes clubes da sua dimensão, o Beira-Mar está perfeitamente dentro dos padrões da nossa liga. O Setúbal colocou exactamente o mesmo número de espectadores num jogo da taça UEFA (com a atenuante do jogo ter sido realizado em Lisboa). Claro que achamos que é pouco. Mas a resposta para o problema está muito para além da marca Beira-Mar, mas sim no produto Futebol.

3 comentários:

Pedro Neves disse...

O Setúbal colocou 3 mil pessoas num estádio a 50 kms de distancia. O Beira-Mar conseguia isso? É obvio que não.
Está na hora de deixarmos de ficarmos contentes com os tais 3 mil. É pouco. Temos menos gente do que há bem pouco tempo atrás. Porque é que temos que nos comparar com as equipas que têm os mesmos espectadores e não nos comparamos com aqueles que têm mais público?

Francisco Dias disse...

Viva Pedro,

Longe de mim estar satisfeito com os 3 mil que vão ao estádio. Aliás, referi antes de começar a época que estava à espera que a direcção tivesse feito algo mais para cativar as pessoas a ir ao futebol. Para além disso, não me lembro de ir a um jogo no novo estádio onde não haja descontentamento pelo funcionamento das bilheteiras ou entradas. Tudo isso são tiros no pé e contribuem para que cada vez haja menos gente.
Aquilo que disse é que o Beira-Mar não é nenhuma excepção à generalidade do nosso futebol. Tirando meia duzia de casos, o panorama é confrangedor. Resta aguardar para ver se as coisas melhoram, apesar de que, pelo que vi este fim-de-semana, a tendência estar a ser contrária ao desejável.

Anónimo disse...

E foi... Pouco mais de 2.800 espectadores... Estamos na rua da amargura...