segunda-feira, setembro 04, 2006

As finanças do futebol português - I

Como está a saúde das finanças dos clubes em Portugal? Mal. Ou melhor, muito mal. Até aqui nenhuma novidade. Porque os clubes acumulam todos os anos prejuizo atrás de prejuizo? Esse é um indicador, mas não o principal. Pode parecer um contrasenso, mas um clube (ou empresa) pode ter uma situação equilibrada, mesmo que com resultados do exercício negativos (basta que se faça um investimento em determinada área para que os fluxos financeiros sejam temporariamente dirigidos para lá). A principal razão para a dramática (sim, é o termo) situação dos clubes, deve-se ao facto da sua actividade corrente ser altamente deficitária. Sem querer tornar o texto demasiado técnico, o que se passa em Portugal (confirmado anualmente pelo relatório publicado pela Delloite) é que as receitas correntes de um clube (bilheteiras, TV, quotizações e merchandising) são altamente insuficientes para fazer face às despesas correntes. E quando assim é, algo está muito mal. Por essa razão me pergunto: sendo este um mal geral, qual a razão para os clubes não se juntarem e debaterem os reais problemas do futebol português? Como gerar novas receitas, como levar mais gente aos estádios, como assumir o controlo dos horários dos jogos (sim, actualmente são os clubes reféns das televisões e não o contrário) etc. Ao invés, vemos o futebol português a dar constantes tiros nos pés com "casos Mateus" e "Apitos Dourados". Felizmente que o Beira-Mar sempre se tem mantido à margem destes casos, apesar dos efeitos serem devastadores para todos.

6 comentários:

Arauto da Ria disse...

Caro Bad:
O artigo aflora superficialmente, alguns males do Futebol Português, mas não deixa de tocar em algumas feridas.
1ºTelevisão.Não há volta a dar, pois todos vivem da sua receita e na maior parte deles representa um valor de 50% dos seus orçamentos. Com a agravante que quase todos estarem hipotecados á Empresa que compra os seus direitos, por já terem recebido por adiantamento os dinheiros a que tem direito, pela 1ª vez o nosso Beira está incluido neste rol,pois esta Direcção já levantou os 150000 euros respeitantes a esta època.
Outra das causas é os Clubes darem passos maiores que as pernas,também aconteceu no nosso Clube pois a Direcção, tem um débito á Banca e a particulares que passa os três milhões de euros. As receitas são com estes tipos de gestão são sempre menores
que as despesas.
Compra de jogadores e contratações
aos «camiões» sem critérios com as despesas daí inerentes, tem que dar prejuízos, nós temos qurenta e três jogadores e só 32 fazem parte do plantel e destes irão jogar uns
22 ou 23 uma média de 16 a 17 jogos no máximo.
Muito mais havia para dizer,mas escuso-me neste momento para não ser fastidioso e não monopolizar o seu sítio.
Um abraço.

Francisco Dias disse...

Caro arauto,

Em primeiro lugar, o post foi colocado por mim (fD),e não pelo meu colega BaD. Concordo com o seu ponto de vista, que me parece bastante informado sobre a realidade do nosso Beira-Mar. O facto da gestão financeira dos clubes ser sempre um tabu,nunca nos permite identificar os responsáveis pela situação. Acredito no entanto que esta direcção esteja a fazer um bom trabalho, apesar das naturais dificuldades que o clube enfrenta.
Para terminar, seja sempre bem-vindo. Este é um espaço debate dos assuntos do nosso Clube,pelo que contamos com a participação de todos.

Cumprimentos,

Francisco Dias

Arauto da Ria disse...

Caro fD:Desculpe a troca de nome, mas a hora já era tardia e daí a troca.
Sobre o trabalho que esta Direcção está a fazer só com o fecho de contas é que o poderemos analizar.
Aí poderemos ver as dividas herdadas e os débitos de outros ao Clube e os dinheiros recebidos desses débitos e todo o dinheiro gasto. Para quem saiba ler um relatório de contas é facil analizar até porque eles entraram com o fim e o inicio de um ano fiscal do nosso Clube.Um reultado desportivo que hipoteque o futuro é ruinoso.
Pontos de vista meu caro...

Francisco Dias disse...

Viva arauto,

Julgo que o nosso ponto de vista é comum. Uma gestão que não tenha como prioridade o equilibrio financeiro é, claramente, uma má gestão. Também concordo quando me diz que no final, com o relatório de contas, poderemos ver o desempenho desta direcção. Agora parto por princípio da competência das pessoas que gerem o nosso Clube. Nesse sentido é que afirmo que, sem mais dados, o desempenho está a ser positivo. Mas cá estaremos mais adiante para analisar o relatório de contas.

Arauto da Ria disse...

Caro fd: «Nem tudo o que luz é ouro. Vamos esperar pelo Relatorio de Contas, mas vá-se preparando para o pior.leia nas entrelinhas e linhas o que escrevi, no seu e no meu Blog.
Até lá vamos rezando.

Anónimo disse...

Sim, provavelmente por isso e