segunda-feira, julho 17, 2006

Super-Mário apresentado em Aveiro!

Foi numa conferência de imprensa mais bem disposta que o normal que foi apresentado aquele que é sem dúvida o nome mais sonante do plantel do SC Beira-Mar para a época 2006-07. É sem dúvida um golpe de marketing bem conseguido (porque Mário Jardel apareceu...) e é também um tiro no escuro (porque Super Mário pode não aparecer...). De qualquer forma, esta questão já foi sobremaneira discutida, pelo que só o tempo pode provar esta ser uma contratação acertada ou não. Certo é que, a crer na direcção, Jardel não irá fazer o Clube desviar de um objectivo de rigor orçamental. Assim esperamos.

Mas uma das maiores vantagens para já da contratação de Jardel parece ser o mediatismo que o Beira-Mar está a ter. Nunca como hoje o clube apareceu tantas vezes nos telejornais e diversos jornais online (e com certeza os desportivos amanhã...).

A comprova-lo, aqui estão várias reportagens sobre este facto, só no sitio MaisFutebol:

Beira Mar: Jardel dispensado do primeiro treino para poder ir descansar
Beira Mar: presença de Jardel ofusca apresentação do búlgaro Todor Angelov
Jardel já encontrou quem lhe oferece uma mariscada por cada golo marcado
Jardel e o regresso a Portugal: «O principal motivo foram as saudades»

De sublinhar desde já a autoconfiança que Jardel demonstra nas palavras (terá que prova-las dentro de campo se o corpo deixar...). Golos é o que promete e não se espera outra coisa dele. Nem mais nem menos.

Mais preocupante, ou pelo menos susceptivel de menor consenso são as palavras que proferiu quanto à parte tactica: «Espero daqui por um mês, um mês e meio, estar na minha melhor forma dentro da área. O treinador disse que ia montar uma estratégia para a equipa jogar para mim. Com uma sequência de cinco ou seis jogos seguidos, acredito que vou recuperar a minha forma física. Só me falta a confiança e o ritmo competitivo. O resto continua comigo».

Repare-se que aqui reside talvez o maior problema, mas por outra perspectiva a melhor oportunidade da equipa: montar a equipa para servir Jardel. Problema se não houver Super Mário, oportunidade se ele realmente aparecer como esperamos. E repare-se que não estamos a falar no campo das meras hipoteses ou cenários, num qualquer exercício de foresight. Não. Estamos a falar de uma equipa que para poder montar-se de trás para a frente a pensar no seu ponta-de-lança tem que o fazer desde o início, inclusive nas escolhas do plantel, pelo que aqui o risco ligado à incerteza quanto à forma de Jardel multiplica-se várias vezes.

É aqui que entra a "chave" Inácio. Só ele saberá como resolver/aproveitar as capacidades de um plantel que esperamos estar à altura das expectativas e necessidades de uma Liga com apenas 16 clubes, ou seja, em termos relativos, maior percentagem de equipas a descerem, mas por outro, maior equilibrio e possibilidade de chegar ao topo. Por isso estaremos sempre ao lado do treinador, porque sabemos das dificuldades que tem que enfrentar, mas também da competência que inequivocamente possui!

Em avante rapaziada!

2 comentários:

Miguel Bartolomeu disse...

Já tenho o vosso link no olheiro da ria. Parabéns pelo vosso blog!Grande abraço aos 3!

Carlos Martins disse...

Caro Bart,

Obrigado pelo link e pelas palavras!

Abraço!