terça-feira, julho 18, 2006

A Formação

As escolas de formação de qualquer clube de futebol são cada vez mais tidas como fundamentais. A aposta nos jovens como fonte não só de receita no futuro, como principalmente de fornecimento de novos valores e talentos à equipa principal deve ser tida como preponderante. Para mais, é o garante da manutenção da mistica de um clube, do amor à camisola que tantos apregoam, mas que tão raro é nos dias de hoje do futebol regido pelas leis do mercado. O mercado não é o inimigo, não é uma ameaça. É uma oportunidade. E o amor à camisola também é uma variável na definição do valor de um atleta.

O SC Beira-Mar não pode ser excepção a esta lei do mercado e da industria do futebol. A formação e a aposta nos jovens tem que ser cada vez mais uma prioridade. O objectivo deve ser sempre a formação de uma equipa principal formada por um numero cada vez maior de atletas oriundos dos escalções de formação e/ou jovens esperanças.

Nesta perspectiva, a notícia vinda hoje no Diário de Aveiro [não disponível online] sobre o interesse do Marselha num jovem atleta do Beira-Mar é motivo para duplo sentimento: regozijo e alarme. Regozijo porque apesar da fraca produtividade na apresentação de novos valores dos escalões jovens do Beira-Mar na equipa principal, afinal há trabalho de fundo que parece estar a ser feito e a dar frutos. Alarme porque todo este trabalho e o talento que é entretanto produzido não deve ser perdido a meio do caminho. Perder atletas jovens para os grandes clubes deve ser travado ao máximo no sentido de dotar o Beira-Mar dos talentos que possa eventualmente produzir. Obviamente que não se poderá "cortar as pernas" às ambições dos jovens, pelo que a solução tem que passar por lançar cada vez mais o Clube como uma verdadeira oportunidade aos jovens, onde estes saibam que se trabalharem e tiverem talento, poderão um dia singrar na equipa principal. E a equipa principal deve por sua vez encontrar o sucesso necessário para que possa surgir como um desafio aliciante para esses mesmos jovens!

2 comentários:

Anónimo disse...

Benvindos à blogesfera!

Primeira semana em grande!

Continuem com, o excelente trabalho, pq blogs como este é o q se quer!

Anónimo disse...

O link do vosso blog ja se encontra no Futebol Acima de Tudo

www.futebolacimadetudo.blogspot.com

se me quiiserem adicionar no msn: ivo_correiaw@hotmail.com