terça-feira, julho 25, 2006

Tempo Extra

Julgo que vale a pena fazer um pequeno desvio na temática deste blog. E faço-o porque de nada vale estarmos aqui a falar de gestão desportiva, contratações, treinadores, etc., quando observamos que as estruturas do futebol desfazem-se a si mesmas. Senão vejamos dois casos, recentes, e emblemáticos: caso Mateus e caso Assis.

Como é possível que, havendo uma estrutura devidamente pensada e com regulamentos próprios, possamos estar à beira do início de uma época sem saber os 16 clubes nela participantes. Como é que podem pedir ao Belenenses e Gil Vicente para prepararem as suas épocas sem estes clubes saberem se vão estar na 1ª ou 2ª liga (desculpem-me mas recuso a usar a designação Bwin Liga), como se fosse idêntico na estrutura de receitas, e por conseguinte, na elaboração de um orçamento anual. Vamos ver como esta rábula digna do melhor episódio do Gato Fedorento termina. Já agora, o patrocinador oficial da nossa liga podia abrir uma aposta dedicada a este caso. Aproveito para lançar as odds:

Quem vai ficar na 1ª liga?

Gil Vicente - 1.80
Belenenses - 2.10
Nenhum - 1.30 (sim, com o nosso futebol acredito que esta ainda seja a hipótese mais provável).

Caso Assis. A meio da época um clube desportivo vê-se impedido de utilizar um activo na competição. No final da época, simplesmente, arquiva-se o caso. Primeira questão: quem indemniza o clube pelos evidentes danos causados numa época? Segunda questão: quem é (são) o(s) responsável(eis) por este facto? Terceira questão: quem devolve a época perdida (e reputação) ao jogador? Por fim, e por ventura a mais importante questão, quem devolve a credibilidade a uma indústria - futebol - que ano após ano vem caindo no gozo e descrédito das pessoas que gostam de ver os tais 11 jogadores a correr atrás de uma bola?

Não será isto tudo incompetência a mais?

Nota: Vejam em quanto tempo a Itália resolveu o Calciocaos, e há quanto tempo andamos com o Apito Dourado.

Sem comentários: