quarta-feira, julho 19, 2006

Basquetebol

Duas notícias sobre basquetebol foram me dadas a conhecer ontem: uma boa, outra (mais ou menos) má (depende da perspectiva).

Primeiro as más. Ao que tem vindo a ser noticiado ( veja-se aqui, aqui e aqui ) o Aveiro Basket parece ter os dias contados ao decidir nao se inscrever para o próximo campeonato da Liga de Basquetebol. Termina assim a sociedade. A grande questão prende-se com a possível liquidação, nomeadamente tendo em conta os 900 mil euros de dívida.

Contudo, este projecto ao que parece, foi sempre visto com alguma distância e diria mesmo indiferença por parte do SC Beira-Mar. Mal ou bem, a política de basquetebol do Clube nunca passou pelo Aveiro Basket. Ainda assim fica a tristeza de Aveiro ficar sem o seu único representante na Liga. Saudosos tempos em que o SC Beira-Mar tinha uma equipa sénior profissional altamente competitiva.

E é com esta deixa que trago a boa notícia. Está cada vez mais próximo da realidade a constituição da equipa sénior de basquetebol do Beira-Mar. Após um ano (e meio) de ausência tudo parece encaminhar-se para seja mesmo tornado realidade o sonho daqueles que nunca abandonaram nem esqueceram aquela que foi uma modalidade exemplar no Clube. Falta ainda - é certo - alguns detalhes (os de sempre...) mas o passo principal já foi tomado. Haja vontade(s) de retomar um caminho de sucesso entretanto perdido desta modalidade maravilhosa que é o Basquetebol.

É sempre bom relembrar a importantissima função social que o Basquetebol consegue nos jovens, percorrendo transversalmente os escalões etários e todas as classes sociais, agregando os jogadores num jogo inevitavelmente de equipa, onde a beleza, a coordenação motora, a agilidade, a estratégia, o espírito de equiopa, a determinação e a inteligência muitas vezes se impõem ao físico. É sempre bom relembrar como o Beira-Mar pode ter um basquetebol de sucesso, isto é, agregando os jovens de todos os escalões, dinamizar a secção e dar os primeiros passos para que possamos chegar onde um dia já estivemos. No topo.

nota: perdoem-me os leitores a forma mais apaixonada como abordo este tema, mas aqueles que me conhecem sabem o quanto amo este desporto...

3 comentários:

Carlos Martins disse...

Obrigado pela visita caro Jorge! E que tenhas razão nesse teu vaticínio!

Abraço!

Anónimo disse...

Ha juniores femininas no beira-mar?
Responda no meu email -> eu.banana@hotmail.com

Anónimo disse...

adoro o beira mar podiam por uma imagem das cadetes femininas