sexta-feira, julho 21, 2006

Liga BWin, aí vamos nós!

Estamos quase a iniciar a nova época de futebol profissional. Uma época que é marcada pelo regresso do SC Beira-Mar ao escalão máximo do futebol em Portugal, este ano chamada de I Liga BWin.

Apesar de grande parte do plantel que conquistou a Liga de Honra do passado se manter no clube (depois uma razia no plantel fruto da política errada com a Stellar Group que ainda teve repercussões esta última temporada...) há reforços para todos os gostos. Mediáticos, como o caso de Mário Jardel, que levou a que inclusivamente o Clube tivesse sido presentiado com várias noticias nas televisões e inumeras paginas nos diários desportivos, incluindo chamadas na primeira página; promessas, como André Leão, numa aposta correcta na potencialidade dos jogadores mais novos; observados, como foi o caso de Ratinho, que depois de vermos a direcção afirmar que "nem pintado de ouro" o queriam e de lermos nos jornais que "Ratinho roeu a corda", eis que aparece no Beira-Mar e ao que parece com excelentes indicações nos treinos e amigável com a rival de sempre Académica; certezas da II Liga, como Wegno; experientes da I Liga, como Emerson, vindo do Estrela da Amadora; entre outros.

Pode não ser um plantel de sonho, nem nenhuma dream team, mas é certamente um plantel equilibrado, bem estruturado e sem loucuras financeiras.. Inclusivamente o treinador Augusto Inácio pode pensar a época atempadamente.

Também, como em outras épocas, o Clube dispõe de um Estádio que apesar de esteticamente de gosto duvidoso, é de elevada qualidade, embora muito devesse ser feito ao nível dos acessos.

Por último, a direcção que conseguiu fazer regressar o Clube ao escalão principal dispõe de toda a confiança de sócios e adeptos, para além de total tranquilidade interna (praticamente não se ouvem vozes discordantes...). Saibam, portanto, manter a unidade que emergiu do sucesso na II Liga, tendo em conta as dificuldades que a previsivel luta pela manutenção vai lançar.

Em suma, o Beira-Mar tem todas as condições para que o sucesso desportivo surja naturalmente nesta nova época. Assim o desejo ardentemente!

3 comentários:

Pedro Neves disse...

Acredito numa boa época. Acima de tudo, porque a estrutura (forte) base da época passada manteve-se. O grupo é muito unido, e os reforços, apesar de pouco sonantes (excepção feita ao Super Jardel), podem vir a dar uma ajuda. Penso que o Beira-MAr não cometeu loucuras, algo nem sempre visto no futebol português, e por isso, só por si, mercedor de aplausos.

Francisco Dias disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Francisco Dias disse...

Caro Pedro,

Tal como voce, vi bastantes jogos a época passada, e confesso que a equipa esteve muito longe de me entusiasmar (a não ser nos resultados que no fundo acaba por ser o mais importante). Mas a equipa apresentava,na minha modesta opinião, sérias lacunas nomeadamente no meio-campo e ataque. Em jogos onde a equipa já se encontrava praticamente com a subida garantida, e a jogar contra adversários de qualidade confrangedora, não havia criatividade, ocasiões de golo, enfim, futebol minimamente elaborado.

Julgo neste sentido que, se de facto manter a base do ano passado pode ser uma mais-valia, o plantel deste ano deveria ser reforçado com garantias de critério e qualidade. Obviamente que há sempre a questão financeira, e não podemos negar que a situação é bastante complicada, mas mantenho as minhas reservas sobre a real capacidade da equipa. Resta-me enaltecer o trabalho meritório do Augusto Inácio, que com recursos escassos obteve resultados deveras positivos. Oxalá a história se repita este ano.