domingo, agosto 27, 2006

O que correu mal no Beira-Mar neste início de Liga BWin...

Muita coisa pode e deverá ser de facto melhorada no futuro em termos logisticos no Beira-Mar em dias de jogos e não só. Se pensavam que iria escrever sobre a actuação da equipa profissional, temo que o leitor se tenha equivocado no post...

Assim, gosto de começar pelo básico e também pelo que correm menos bem, para depois sim, tecer os elogios que entender. Em total liberdade, e sempre de forma construtiva.

Para começar, a questão dos equipamentos. Tantas vezes neste blog já manifestei a minha intenção de comprar uma camisola oficial com nome e numero de Mário Jardel. Um puro capricho de adepto, e que desconfio não ser caso isolado pelos adeptos do Beira-Mar. Aliás, tendo como exemplos outros clubes por essa Europa fora (e não vou necessáriamente referir os grandes clubes, como o Man Utd) têm no merchandising uma importante fonte de receita. Aqui no blog, sempre tive o cuidado de não responsabilizar a Direcção pelo facto das Lojas Amarelas não disporem nem de equipamentos novos, já nem falando da estampagem de nome e número (que nunca houve, mas que é enorme mais valia termos económicos). E não o fiz por manifesta falta de informação. E o tempo vem dar razão a esta minha cautela. Hoje pude ver o comunicado da Direcção em relação aos equipamentos oficais. Parece que nem os jogadores tem equipamentos novos. Pergunto-me se este atraso da empresa responsável pelos equipamentos não será motivo para um pedido de indemnização por danos financeiros. Prefiro nem contabilizar as receitas que só as vendas da camisola de Mário Jardel poderiam fornecer... E não nos esqueçamos também da quantidade de emigrantes que por esta altura regressam à nossa cidade...

No seguimento das Lojas Amarelas, também há muito a melhorar. Desde logo, aquela que tem a melhor localização é a Loja Amarela menos apetrechada em termos logisticos para dar seguimento às necessidades dos sócios. Fecha das 12h30 as 14h, não tem capacidade de vender cartões de epoca na hora e tem muito pouco material. Enfim, grandes clubes também já só possuem estes locais de venda no seus estádios, mas neste caso convém que o local possa satisfazer a procura. Também na sequencia disto, acho a campanha a que já aqui fiz referência, é muito importante. Mas talvez mais importantes que estas medidas, é a sua divulgação.

No que se refere a auscultar as bases, o sócio comum, nada melhor que ir ao Estádio em dia de jogo e tentar perceber quais as principais dificuldades. E na minha opinião o principal problema é... a falta de informação. Vi muitos associados estupefactos com o preço dos bilhetes, certamente não sabendo que poderiam poupar se tivessem adquirido os bilhetes antes do dia do jogo... Depois vejo sempre problemas com as quotas, nunca percebi muito bem porquê. Também por isto, convém que o sistema de pagamento via transferência bancária seja uma realidade. Rapidamente. E para isso é preciso divulgação. Eu entendo que o clube tenha parcos recursos, mas uma carta aos associados parece-me importante. E quem sabe, no futuro, partir para iniciar um processo de listagem de e-mails dos sócios...

Mas uma questão bem mais prática prende-se com os bilhetes de sócio. O meu colega de blog fD alertava-me precisamente para esta situação. No Estádio da Luz, qualquer pessoa pode comprar um bilhete para o sector que muito bem entender, sem restrição pelo facto de ser sócio, apenas com um aumento do preço. Esta restrição só fazia sentido no antigo Mário Duarte, onde realmente chegou a ser diferente ir para a bancada de sócio ou não, até pela limitação de lugares. Agora não. O que também não faz sentido é haver lugares marcados para sócios com bilhete anual se não houver quem indique o lugar às pessoas. Acaba por nunca se cumprir. Temo que nem em dias de maior enchente...

Já dentro do Estádio, para além dos golos do Aves, também fiquei algo desiludido com a fraca presença da claque do clube. Estarão ainda de férias? Já estavamos habituados a uma grande massa humana naquela zona e ontem tal não se verificou... Honra feita aos poucos que marcavam presença, que se fizeram ouvir durante todo o jogo!

Por último, apenas uma palavra para os novos cartazes e posters de publicidade aos cartões de época. Se graficamente podiam estar melhores, as fotografias dos jogadores são francamente más. Uma situação a rectificar.

E por agora já chega de crítica.

Sem comentários: