segunda-feira, agosto 21, 2006

Beira-Mar vs Celta de Vigo

É o primeiro jogo que vejo do SC Beira-Mar esta temporada. E é, portanto, a primeira vez que me dirijo esta epoca ao novo Mário Duarte.

Estava uma moldura humana interessante e aceitável para o dia e tipo de jogo que se afigurava. Mais de 2000 pessoas não se pode dizer que seja mau. Lembre-se as assistências médias do U. Leiria a epoca passada em jogos da I Liga...

Ainda assim, também não posso dizer que tenha saído do EMA insatisfeito. Aqui fica o que de mais significativo constatei daquela tarde/noite fria do Verão aveirense:

Reforços

Mário Jardel
Claramente ainda com peso a mais. Mas claramente um futebolista "especial". Incrivel a relação que já existe com os sócios. Ninguém lhe exige o que toda a gente sabe que não pode fazer. Mas toda a gente espera um golo. E diga-se, nem esteve longe. Mais, analisando friamente o jogo, Jardel teve duas oportunidades claras de golo, sem grande movimentação (pelo menos sem velocidade mínima para isso...). Isto quer dizer que, com mais algum trabalho fisico - viu-se Jardel após a substituíção a exercitar a zona abdominal, embora sem grande fulgor... - poder-se-á ver golos do Jardel que mesmo sem ser Super, pode ser Diesel...

Como todos os Sócios, estamos cá para ver. Mário já tem o carinho que precisa para fazer aparecer o Jardel, mas a paciencia não é infinita...tem que haver resultado...

Tem claramente o mérito de projectar de uma forma nunca antes vista o nome do Clube, com transmissões televisivas, mais reportagens. Até pude ver o resumo deste jogo na SIC Notícias...!

Luciano Ratinho
Gostei do toque de bola. Não gostei do exagero da bola nos pés. Quando Ratinho jogou ao primeiro ou ao segundo toque (lembro-me de um passe fantastico para Tininho...) o seu jogo é mais fluído, não perdas de bola assustadoras e o Beira-Mar ganha velocidade. Precisa estar mais em jogo e melhor tacticamente. E precisa urgentemente de se adaptar ao jogo mais fisico Europeu.

Todor
Não me convenceu. Estou ceptico em relação a este novo guarda-redes. Espero que Darnlei seja bem melhor. Que dê mais confiança à (boa) defesa auri-negra. Ou então espero estar enganado e Todor seja mesmo reforço. Mas não me parece. Muito preso, pouca agilidade, sempre muito dentro da pequena área. Ainda por cima com aquela defesa em linha subida...Todor tem que subir muito mais no terreno...

Wegno
Parece-me uma boa opção sempre que Inácio queira imprimir velocidade ao jogo na segunda parte. E parece bem adaptado.

Emerson
Pouco tempo em campo para tecer comentários

Vasco Matos
idem


Outros jogadores

Gostei de ver a abnegação de Jorge Leitão, a vir defender atrás. Um bom jogador e muito útil. Rui Lima é claramente a mais-valia da equipa. Alguns furos acima de qualquer outro elemento em termos qualitativos. Diakité é o trinco da equipa, já muitos lhe chamam o "Patrick Vieira" de Aveiro, mas precisa estar mais concentrado. A defesa no seu todo esteve bem.

Sistema Táctico

Não é minha filosofia criticar sistemas tácticos. Até porque não sou especialista. Vou apenas opinar como sócio, observador apaixonado.

Pessoalmente não gosto particularmente das defesas em linha. Sempre me soou a lotaria. Ou melhor, roleta russa... No ententando, percebo da necessidade de subir a defesa por forma a pressionar mais alto. E esta pressão alta é fundamental se bem feita. Mas o que ficou de Sábado foram os calafrios causados pelos passes em profundidade dos criativos do Celta para o (muito) espaço vazio no ultimo reduto auri-negro.

Surpreendentemente a defesa esteve em bom nível. Há claramente (bom) trabalho efectuado a este nível. Parabéns a Inácio.


Celta de Vigo

Palavra ainda para o Celta: aquele numero 23 é jogador!

Cumprimentos e vemo-nos no EMA para a semana!

Sem comentários: